Capital baiana é a segunda cidade a ter dois Bethéis ativos no estado

O Bethel UD André Rebouças, da cidade de Salvador, foi instituído no dia 11 de março de 2017, na sede da GOEB. Com o auxílio do Grande Conselho Guardião da Bahia, do Grande Bethel da Bahia e do Bethel 14 Liberdade, também localizado na capital baiana, ocorreram as cerimônias de Instituição, Instalação do Conselho Guardião, Iniciação das Filhas de Jó e Instalação das Oficiais e Coral do Bethel, marcando o início dos trabalhos dos novíssimos membros da Ordem no cenário baiano.

Sob patrocínio da Loja André Rebouças, que já possui o Capítulo André Rebouças da Ordem DeMolay instalado em suas dependências, a fundação do Bethel tem sido almejada desde 2013, mas, somente após 4 anos, os esforços se concretizaram. A Instituição contou com a presença de Filhas de Jó de regiões próximas de Salvador, em especial das cidades de Muritiba, Camaçari e Serrinha. A participação de bethéis de cidades mais distantes, como Texeira de Freitas, no sul da Bahia, e Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, foi efetiva no evento.

A Miss Filha de Jó Bahia 2016/2017, Gabriela Malta, esteve presente, e em sua fala destacou a importância de se trabalhar as virtudes ensinadas pela Ordem dentro dos Bethéis. A Miss Simpatia Bahia 2016/2017, Alessa Santos, e o Mestre Conselheiro Estadual, Gustavo Lamêgo, juntamente com DeMolays e demais visitantes, também participaram da solenidade.

Os Guardiões recém instalados no Conselho Guardião do Bethel, Jacyane Muniz Barreto e José Lucimar de Souza, enfatizaram a importância dos acontecimentos desse dia 11 de março como resultantes de “uma dedicada busca para ampliar a visão sobre as Filhas de Jó dentro da cidade de Salvador”. Durante o evento, foi entregue pelo Guardião Associado do Bethel 14, John Lyndon, ao primeiro Guardião Associado do Bethel UD um quadro como símbolo da união entre os dois Bethéis da cidade.

O Bethel UD André Rebouças é o primeiro a ser patrocinado por uma Loja do Grande Oriente Estadual da Bahia em Salvador.