1782-rs Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia – GLEB,  Através  ato 0327 -2016 á 2018 do  Sereníssimo Grão Mestre Jair Tércio ,   no dia 15 de setembro, congratula-se com o Professor Doutor Roberto Figueira Santos, pelo transcurso hoje dos seus 90 anos!

Somos sabedores de que a vida do Eminente Homem Público é exemplar sob todos os seguimentos da atividade humana, quer seja como cientista, acadêmico, político e administrador público.

Homem notadamente de mãos limpas e honradas, criou, como Governo do Estado, pelo menos uma grande obra em cada secretaria e, além de tudo, projetou, na vanguarda, a Bahia para o futuro nas melhores condições.

Educador de mão cheia, de ampla visão, criou plenas condições no Estado e no Brasil, a fim de que a tecnologia se estendesse junto com a pesquisa para um mundo melhor e mais desenvolvido.

Vossa vida tem sido de utilidade impar e profícua, que fez e faz o bem à comunidade.

Professor Roberto Santos, o Senhor, homem de muitas virtudes e conhecimentos, tem espalhado grandeza aos ventos, emanando muito mais com os seus exemplos, inclusive, de honradez, cultura e inteligência.

Intimamente ligado à pesquisa científica para a real aplicabilidade ao bem comum, fez de vossa vida uma universidade maior, a universidade da cultura e debruçada sobre a comunidade.

Nosso muito obrigado, Professor Roberto Santos, pela sua existência que tão bem proporciona a seu povo e à Educação.

Que o Grande Arquiteto do Universo o tenha e guarde com saúde e paz, permanecendo entre nós com a vossa vida sempre longa para continuar nos emanando, com os vossos exemplos e a vossa cultura, pois, assim como os Romanos diziam dos seus heróis de guerra, nós o consideramos Egrégio!