No dia 26 de Junho de 2017, no augusto templo da Loja Maçônica Razão e Força nº 56, 64 irmãos, sendo 39 do quadro da loja e 25 visitantes, se reuniram numa sessão branca para celebrar os exatos 10 anos de soerguimento da referida loja maçônica.
A sessão contou também com a participação do clube da fraternidade Razão e Força e representantes das ordens paramaçônicas do oriente de Vitória da conquista.
O soerguimento da Razão e Força, sob as bênçãos do G.: A.: D.: U.:, foi resultado dos esforços dos irmãos Itamar Assis Santos e Arlindo Alves Pereira Neto, respectivamente Grão Mestre e Primeiro Vigilante da GLEB na ocasião, juntamente com a disposição de 15 valorosos irmãos que aceitaram o desafio. Foram eles: Antônio João Lemos Lôbo; José Alberto Oliveira; Solon Guimarães Pereira; Genário Costa dos Santos; Arlen Lima da Silva; Alexandrino Salazar Moreira da silva Filho; Aclenilton Ives da Silva; Alexandrino Salazar Moreira da Silva; Abidinack Samarone Meira Rocha; Faber Neves Santos; Fábio Grisi Rocha; Fernando Mendes Mussy; Geilton Antunes Bahia; André Ricardo soares Ferreira; Gutemberg Daniel Pereira.
A Loja Maçônica Razão e Força foi instalada, em uma sessão magna, realizada no templo da Loja Maçônica Fraternidade conquistense, com a presença de diversos irmãos, representantes das Lojas Maçônicas: Fraternidade conquistense, União e Liberdade, Monte Sião, Cavaleiros do Oriente e Luz e Sabedoria, todas do Oriente de Vitória da Conquista, além das Lojas: União e Amor itapetinguense do Oriente de Itapetinga; Filhos da Luz do Oriente de Condeúba; Força, Caridade e Amor do Oriente de Itambé e União e Justiça do Oriente de Poções.
Nesses 10 anos de caminhada, a Razão e Força já gerou duas outras Lojas que certamente contribuirão para o Progresso da Maçonaria Universal, são elas: Loja Maçônica Construtores da Fidelidade e Loja Maçônica Semente de Luz.

Foi uma noite memorável e de enorme emoção para todos que ali estiveram. Dentre muitos depoimentos emocionantes, o da Abelhinha Ana Catarina Ferraz Nascimento, da Colméia lírios de Mel, apoiada pelo Bethe Conquistense, traduziu em simples palavras todo um sentimento de amor fraternal e desejo de muitos e muitos anos mais de comunhão e trabalho a todos os irmãos da Razão e Força
Ana Catarina: “Meus queridos tios, tias e amigos. Dez anos atrás, no dia 26 de Junho de 2007, era soerguida essa casa direita, com o objetivo de ser tão justa e perfeita. Uma casa onde todos se sentem bem. Casa de felizes operários, onde o aumento de salário não provoca luta, nem discórdia. Do contrário, causa alegria, paz e felicidade a todos. Aqui, minha família querida, o mal é submerso, e o Grande Arquiteto do Universo é harmonia e concórdia.
Que possamos, juntos, os que por aqui passaram, os que aqui estão e os que virão, fazer, desse Augusto templo, Essência para o aperfeiçoamento do nosso templo de dentro. Lembrem-se meus tios, tias e amigos: Amigo a gente não procura, o coração é quem encontra…”
Parabéns amada e adorada Loja Maçônica Razão e Força!
Que o Grande Arquiteto do Universo abençoe a todos. Paz e Bem.